Importância da água no cuidado da pele

Share on facebook
Partilhe

Grande parte do nosso sangue e das nossas células são compostas por água e sabemos que esta é necessária para uma boa saúde e para que todos os órgãos funcionem melhor.

Com quase 2m2 de área e 4kg, a pele é o maior órgão do corpo humano. A pele é essencial para a sobrevivência humana, por atuar como barreira protetora contra agentes do meio ambiente, como bactérias ou vírus, e é também responsável por funções essenciais, como a regulação da temperatura corporal, ou por funções sensoriais, como o tacto, dor, pressão, frio e calor.

A pele tem ainda uma função excretora de substâncias que necessitam de ser eliminadas pelo organismo e, tal como os outros órgãos do nosso corpo, também é feita de várias células que exigem água diariamente.

Essencial para manter a humidade ideal da pele e fornecer nutrientes essenciais às células da mesma, a água reabastece o tecido e aumenta a sua elasticidade, o que ajuda a atrasar o aparecimento de sinais de envelhecimento, como rugas e linhas finas. Quando não ingerimos água suficiente, a pele fica mais seca e as linhas finas e as rugas ficam mais aparentes. Pois, apesar das rugas fazerem parte do processo natural de envelhecimento, a desidratação acelera este aspeto. Beber água, de qualidade e em quantidade suficiente, revela-se assim o complemento perfeito para os tratamentos antienvelhecimento e aplicação de cremes diários, já que mantém a pele bem hidratada, brilhante e macia.

Para além das rugas, o consumo regular de água ajuda a combater distúrbios da pele como psoríase e eczema.

Outros benefícios incluem a diminuição da celulite, a eliminação de impurezas do organismo, ou até mesmo melhorar a circulação sanguínea, diminuindo assim, o aparecimento e a intensidade das marcas na pele.

O estudo dos benefícios da nutrição para a pele é cada vez mais relevante, com vários artigos a indicar que a ingestão de minerais, como o cálcio e o magnésio, é essencial para uma pele bonita e saudável. Consulte o comparador de águas e descubra que águas podem ser uma boa fonte de minerais tão essenciais ao organismo que não os consegue produzir naturalmente.

Os especialistas aconselham a ingestão diária de dois litros de água. Sumos, chás e frutas naturais também podem entrar na contagem, mas dê preferência à água pura e a soluções sem adição de açúcares. Para ajudar a manter uma pele saudável, jovem e com boa aparência, para além da ingestão regular de água e de uma alimentação saudável e equilibrada, deve evitar longos períodos de exposição solar e não deve descurar a escolha de dermocosméticos específicos para o seu tipo de pele e aplicação de protetor solar, cujos cuidados devem ser redobrados em algumas estações do ano.

Cuide do seu corpo por inteiro. Beba Água do Vimeiro

Share on facebook
Partilhe

Artigos Relacionados