A água com gás descalcifica os ossos. Mito ou Verdade?

Share on facebook
Partilhe

Ouvimos dizer que a água com gás descalcifica os ossos. Será mito ou verdade?

A água gaseificada, também chamada água carbonatada, é água simples com adição natural ou artificial de dióxido de carbono. O resultado é a efervescência que alguns consideram ser mais agradável ao palato do que a água sem gás.

Os estudos sobre água com gás e a saúde óssea são muito limitados, uma vez que a maioria diz respeito aos refrigerantes carbonatados (com gás), e não à água com gás (carbonatada). A investigação tende a sugerir que certos ingredientes dos refrigerantes gaseificados, particularmente os de cor escura, podem reduzir a densidade mineral óssea, provocando o aumento do risco de fraturas ou osteoporose.

O ácido fosfórico é um aditivo utilizado na maioria dos refrigerantes como conservante e realça o seu sabor. Demasiado fósforo e pouco cálcio na dieta alimentar pode levar à perda óssea, uma vez que o cálcio é chamado de urgência para neutralizar o excesso de acidez no sangue que ocorre durante a decomposição do ácido fosfórico. A cafeína também presente em muitos refrigerantes, pode interferir com a fraca absorção de cálcio pelo organismo, porque leva a que este produza urina em excesso.

Um estudo de 2006 publicado pelo American Journal of Clinical Nutrition analisou os efeitos dos refrigerantes açucarados, cafeinados e dietéticos na densidade mineral óssea, e descobriu que as mulheres que os bebiam regularmente, pelo menos três vezes por semana, durante cinco anos, apresentavam densidades ósseas significativamente mais baixas do que as que bebiam este tipo de refrigerantes, uma vez por mês, ou menos vezes.

A água com gás/carbonatada não contém açúcares adicionados, ácido fosfórico ou cafeína e, até à data, nenhum estudo aponta para quaisquer efeitos nocivos da sua carbonatação sobre a saúde óssea. Esta água hidrata tão eficazmente como a água sem gás, e pode mesmo ter benefícios inesperados para a saúde em função da sua mineralização, principalmente se é generosa em cálcio, como é a Água do Vimeiro com gás.

Para além disso, um estudo de 2002 publicado no European Journal of Gastroenterology and Hepatology descobriu que a água carbonatada ajudava a aliviar a indigestão e a obstipação. E, em 2004, um estudo publicado no Journal of Nutrition colocou em evidência que a água carbonatada com sódio em moderação, pode ajudar a baixar os níveis de colesterol e a reduzir o risco de problemas cardiovasculares em mulheres na pós-menopausa.

Cuide do seu corpo por inteiro. Beba Água do Vimeiro

Dra. Cláudia Minderico

Dra. Cláudia Minderico

Nutricionista Clínica e Desportiva

Share on facebook
Partilhe

Artigos Relacionados