Como a água ajuda os atletas a prevenir as dores musculares

Share on facebook
Partilhe

Sabia que a água tem impacto direto no desempenho dos desportistas? Uma boa hidratação acelera a recuperação, aumenta a resistência e alivia a inflamação dos músculos.

A atividade física regular é ótima para o organismo. O exercício tem uma função reguladora dos vários sistemas fisiológicos do nosso corpo: do sistema cardiovascular e circulatório, do sistema endócrino e do sistema músculo-esquelético, ajudando à prevenção de lesões e dores nas costas, e da osteoporose.

Também estimula o nosso sistema digestivo e o nosso sistema neurocerebral que regula o humor, os nossos estados de ansiedade e as nossas capacidades cognitivas, memória, vitalidade e energia.

Associada a uma dieta equilibrada, a actividade física ajuda à perda de peso, à redução do risco de doenças cardíacas e de alguns tipos de cancro, ao controlo mais eficaz dos níveis de açúcar e insulina no sangue, e à libertação de toxinas no organismo. Para além de ser uma ótima arma contra o stress.

Estar bem hidratado é uma condição fundamental para beneficiar destas e de outras vantagens e também melhorar o desempenho desportivo. Mesmo se o objectivo for só participar.

Para que a recuperação muscular seja garantida, é necessária uma hidratação celular eficiente como a que é obtida através da ingestão de uma água com pH neutro ou alcalino e rica em minerais. A Vimeiro Original é a água ideal porque é uma água mineral natural, com uma mineralização de cerca de 1100 mg/l e pH alcalino. Conheça as características que fazem a nossa água única.

O consumo de água rica em minerais como sódio, potássio e magnésio, reduz o tempo de recuperação física e reduz a inflamação e dor muscular. Devido à sua composição única, a água Vimeiro Original é a escolha perfeita para quem faz desporto no seu dia-a-dia, de modo a evitar possíveis lesões.

Mantenha-se sempre hidratado, durante o treino e não só.

Mesmo em dias de repouso, a atividade metabólica dos desportistas é superior à média, por isso o mínimo de água recomendado por dia são 3 litros.

Se achar esta quantidade inferior ou superior ao que sente que é necessário (o que faz sentido, pois cada indivíduo possui uma estatura e massa corporal específicas), uma boa técnica para regular a dose recomendada é beber cerca de 50 ml de água por kg de peso corporal ao longo do dia. Basta multiplicar o seu peso por 0.05. Por exemplo, se pesar 75 quilos deverá beber 3,75 litros de água por dia.

Caso esteja muito calor, recomenda-se beber entre 1 e 2 litros adicionais.

Boas práticas para um melhor desempenho

Enquanto se hidrata corretamente, rumo a um melhor desempenho desportivo, pense nestas sugestões para chegar onde quer estar:

#1. Rodeie-se de pessoas motivadas e positivas
#2. Tenha orgulho no trabalho e esforço diário
#3. Abrace o stress e a adrenalina, enquanto estímulo de treino, mas depois recupere com bons períodos de descanso
#4. Remova por completo as barreiras (e.g. álcool, tabaco) que prejudicam a performance. Não é reduzir, é mesmo eliminá-las de vez.
#5. Cuide do seu corpo por inteiro. Beba Água do Vimeiro.

Share on facebook
Partilhe

Artigos Relacionados