Amamentação: Vitaminas e minerais fundamentais

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Já falámos da importância de uma alimentação cuidada e de uma hidratação adequada durante a amamentação, tanto para as mães como para os bebés. Como veículo principal de nutrientes nos primeiros 6 meses de vida do bebé, o leite materno deve ser rico em nutrientes essenciais à sua saúde e desenvolvimento, entre eles vitaminas e minerais. Vamos falar dos mais relevantes.

Vitaminas

As vitaminas são essenciais ao bom funcionamento do organismo e são obtidas maioritariamente através da dieta. Ajudam a regular vários mecanismos bioquímicos, pelo que a presença das vitaminas

Vitamina D

A vitamina D, está muito ligada a um mineral muito importante para o crescimento e desenvolvimento dos ossos do bebé e também para a saúde óssea e dentária da mãe: o cálcio.  Esta vitamina está naturalmente presente em muito poucos alimentos e é sobretudo produzida através da exposição solar.

Onde encontrar a Vitamina D:

  • Faça uma exposição solar diária moderada, tendo em conta as recomendações para a proteção e prevenção de neoplasias da pele;

  • Alguns dos alimentos que contêm vitamina D: leite, ovo, fígado, peixes gordos (sardinha, atum, salmão), cogumelos e manteiga;

Vitamina C

Esta vitamina desempenha uma atividade importante como antioxidante e promove a absorção do ferro não-heme no organismo. A sua concentração no leite materno varia conforme a dieta da mãe que amamenta.

Onde encontrar a Vitamina C:

  • Inclua no seu quotidiano frutas cítricas, kiwi, hortícolas de folha verde-escura, agrião cru, pimento, couve de Bruxelas ou couve roxa;

Minerais

Os minerais são outros micronutrientes essenciais para o desenvolvimento do bebé e do bem-estar da mãe. Saiba quais os mais importantes e onde os pode encontrar.  

Cálcio

O cálcio é um mineral de extrema importância para a mineralização óssea da mãe e do bebé, contribuindo para um saudável crescimento e desenvolvimento dos ossos do bebé.

Uma alimentação e hidratação adequadas, a escolha correta de alimentos ricos em cálcio e de água com uma boa concentração deste mineral, permite a ingestão da quantidade acrescida nesta fase.

Onde encontrar Cálcio:

  • Inclua laticínios na alimentação – leite, queijo, iogurtes – pois são uma ótima fonte de cálcio. Procure selecionar produtos com baixo teor de gordura;

  • Consuma alimentos como bebidas vegetais fortificadas com cálcio (verifique o rótulo), sardinha de conserva, hortícolas de folha escura como couve galega, rúcula e agrião, figo seco e frutos oleaginosos como amêndoas, avelãs e sementes;

  • Escolha uma água mineral generosa em cálcio, como a Vimeiro Original que contém 121,9 mg/L deste mineral.

Iodo

O iodo é um mineral de extrema importância para o desenvolvimento neurológico saudável do bebé, pelo que a presença deste micronutriente em níveis adequados no leite materno é fundamental.  Deste modo, é recomendado às mães que amamentam uma ingestão superior deste mineral, relativamente à mulher não grávida.

Onde encontrar Iodo:

  • Inclua na alimentação alimentos que são fonte de iodo – ex. sal iodado, bivalves, marisco, pescado como bacalhau e carapau, leite, iogurte, queijo e ovo.

Zinco

Este mineral desempenha um papel importante no reforço do sistema imunitário e também no desenvolvimento cerebral do bebé.  As necessidades em zinco durante a amamentação são superiores relativamente à gravidez, pois o leite materno é a única fonte deste mineral para o recém-nascido, cujo regime alimentar é o aleitamento materno exclusivo.

Onde encontrar Zinco:

  • Inclua na sua alimentação carne de vaca e porco, polvo, queijo flamengo, frutos oleaginosos como caju e pinhão, sementes de abóbora e girassol, leguminosas, pão integral e cereais integrais como farelo de trigo e flocos de aveia.

Sódio

A participação deste mineral na manutenção do equilíbrio hidroelectrolítico do organismo é fundamental. A ingestão de sódio durante a amamentação deve ser controlada e equilibrada.

Cuidados com o Sódio:

  • Reduza a utilização de sal para cozinhar e evite ao máximo adicionar sal ao prato;

  • Substitua o sal comum por sal iodado;

  • Utilize como alternativa o alho, a cebola e ervas aromáticas como os orégãos, salsa, cebolinho, tomilho, coentro, manjericão, entre outras;

  • Utilize especiarias, produtos hortícolas e leguminosas na confeção dos pratos de forma a conferir mais sabor aos cozinhados;

  • Limite ao máximo o consumo de alimentos processados e refeições pré-preparadas.

Selénio

Este mineral distingue-se pela sua atividade antioxidante e tem especial relevância no bom funcionamento do sistema imunitário. A sua concentração no leite materno depende da ingestão materna.  Níveis diminuídos de selénio podem comprometer o crescimento e o neuro-desenvolvimento do bebé.

Onde encontrar Selénio:

  • Inclua na sua alimentação alimentos como o atum e sardinha de conserva, sementes de sésamo, de girassol e de abóbora, farelo de aveia e ovo cozido.

 

Estes são alguns dos minerais e vitaminas essenciais para mães e bebés durante o período da amamentação. A melhor parte é que basta seguir uma dieta saudável, na qual se inclui também o correto consumo de uma água equilibrada em minerais, para estarem sempre presentes nas quantidades necessárias.

Consulte o nosso comparador de águas e descubra todos os minerais presentes nas mesmas.

Cuide do seu corpo por inteiro, beba Água do Vimeiro.

Enf. Célia Pinheiro

Enf. Célia Pinheiro

Enfermeira em Pediatria e Conselheira em Aleitamento Materno pela UNICEF

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