A água com gás engorda! Mito ou verdade?

Share on facebook
Partilhe

Há estudos contraditórios sobre o efeito da água com gás no ganho de peso.

Alguns destes estudos sugerem que a água com gás pode aumentar a grelina, que é uma hormona da fome. De facto, quando os níveis de grelina são elevados, sente-se mais fome e é provável que se coma mais, o que pode levar a um aumento de peso.

Para se estar seguro destes resultados foi realizado um estudo que comparou os efeitos das bebidas com gás e sem gás em 20 jovens masculinos. O resultado da pesquisa foi que também eles apresentaram níveis mais elevados de grelina após a ingestão de bebidas com gás. Contudo, para confirmar estes resultados, torna-se necessária uma investigação em maior escala, incluindo pessoas do sexo feminino.

É importante saber que nem toda a água com gás é produzida de forma igual.

Enquanto a água carbonatada é apenas água mineral mais ar, algumas águas com gás engarrafadas contêm intensificadores de sabor, ácidos naturais e artificiais, aromatizantes, edulcorantes e outros aditivos. Como demonstram os estudos, são estas últimas que podem conter calorias escondidas, pelo que a sua ingestão ao longo do tempo, pode levar ao aumento de peso. Por isso, leia atentamente os rótulos.

Talvez o benefício mais significativo para a saúde, se gosta de beber água com gás e se quer ou tem de perder peso, seja o facto de a ingestão da sua água a/o poder ajudar. Isto acontece porque beber água com gás pode provocar a sensação de ficar “cheio” em comparação com a ingestão de água lisa. Além disso, estudos indicam que a água com gás “força” os alimentos a permanecerem no estômago por mais tempo, ajudando desta forma a ter a sensação de saciedade durante um período de tempo mais longo.

Quanto mais “cheio” se sentir, menos sentirá necessidade de comer. Assim, as águas com gás servem como “calorias vazias” e poderão reduzir o desejo de comer. Ao comer menos, perderá peso mais rapidamente.

Um estudo no Japão descobriu que beber água gaseificada levava à sensação de plenitude em mulheres jovens. No entanto, o estudo apresentado, não foi suficientemente abrangente pois não forneceu quaisquer dados sobre os efeitos de beber água com gás entre os rapazes jovens.

A água gaseificada não leva ao aumento de peso, uma vez que contém zero calorias, como é o caso da água do Vimeiro com gás. Mas como já foi referido neste artigo, quando são adicionados outros ingredientes, tais como edulcorantes, açúcar e intensificadores de sabor, a bebida pode então conter calorias extra – muito frequentemente nunca menos de 10 calorias, que com o tempo, poderão levar a um aumento de peso.

Por outras palavras: Não se vai tornar obeso se continuar a beber água com gás, em vez de água sem gás. O movimento que imprime ao seu corpo diariamente (exercício físico), e os alimentos que come para alimentar a sua fome, é que são determinantes!

Cuide do seu corpo por inteiro. Beba Água do Vimeiro

Dra. Cláudia Minderico

Dra. Cláudia Minderico

Nutricionista Clínica e Desportiva

Share on facebook
Partilhe

Artigos Relacionados