Sempre em movimento: os 5 melhores desportos para seniores

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Ter um estilo de vida ativo e saudável não depende da idade. Conheça as melhores modalidades de desportos para seniores.

Uma vida ativa é uma vida saudável e, com o avançar da idade, é importante reforçar esta máxima e continuar em movimento. Recomendamos algumas atividades que podem ser praticadas por pessoas de todas as idades mas que têm claros benefícios para os mais velhos.

Actividades aquáticas

Seja em modalidade livre ou através de aulas, os exercícios aquáticos ajudam a abrandar o impacto do envelhecimento nas articulações e nos ossos.

A hidroginástica é recomendada por ser um dos exercícios mais completos, trabalhando todos os músculos do corpo na água. Promove também o relaxamento das articulações, o alívio de dores e ajuda a desenvolver a força e resistência.

A natação é um desporto muito recomendado para pessoas mais velhas, por ser de impacto reduzido nas articulações, estimular uma melhor circulação sanguínea e melhorar a respiração. É também indicada para tratar a artrite e a osteoartrite.

Muitas piscinas comunitárias têm um custo acessível e programas pensados para faixas etárias séniores.

Yoga

O yoga promove tanto a saúde física como a psicológica. Esta atividade milenar traz melhorias à qualidade do sono, ajuda a combater o stress, e permite alongar os músculos, dando maior flexibilidade e equilíbrio.

Para além de trabalhar as articulações, o yoga treina a acuidade visual, fortalece o sistema imunitário, ensina a manter o emocional positivo e criativo e é uma atividade que tanto pode ser feita em grupo como individualmente.

Caminhadas

Uma hora de caminhada por dia é o suficiente para diminuir os riscos de doenças cardiovasculares, melhorar a coordenação motora e abandonar hábitos de vida sedentários por outros mais saudáveis.

Pode começar por distâncias mais curtas e percursos de baixa dificuldade, aumentando progressivamente o grau de exigência. Caminhar na Natureza tem enormes benefícios como reduzir o stress e a ansiedade. E não é preciso ir para o campo, basta só aproveitar os espaços verdes urbanos ou caminhar à beira mar.

Se for mesmo para o campo ou floresta, vá preparado com alimentos e água (do Vimeiro, de preferência) e acompanhado, para uma maior segurança.

Ginástica

Pode também fazer exercício sem sair do mesmo lugar. O conceito de “fazer ginástica” engloba várias actividades físicas que beneficiam o equilíbrio, a força, a resistência e a flexibilidade.

Podem ser algo tão simples como dançar, levantar pesos, flexões de parede, alongamentos ou exercícios de equilíbrio, mas o melhor é sempre falar com um especialista que ajude a criar um plano que sirva as suas circunstâncias.

Tai Chi ou Chi Kung

Estas duas práticas contam já com alguma idade também, e podem ser praticados individualmente ou em grupo.

O Tai Chi é um exercício que faz parte dos desportos dedicados ao relaxamento e equilíbrio. É óptimo por ser de intensidade baixa a moderada, com efeitos diretos na função cardiovascular e no controlo da pressão arterial. É muito conhecido pelos seus movimentos lentos e graciosos, mas não se enganem quanto à sua dificuldade e efeitos benéficos.

O Chi Kung é uma arte milenar baseada na combinação de exercícios, técnicas de respiração e meditação. Apesar de se assemelhar muito ao Tai Chi pelo conjunto de movimentos lentos, é mais dirigido para a introspecção e equilíbrio interior.

A importância do desporto para todos, especialmente para os mais velhos

Não existe idade certa nem idade limite para nos tornarmos mais ativos ou desenvolver hábitos de vida mais saudáveis. Todas estas atividades físicas podem ser adaptadas às diferentes idades, interesses, necessidades e estados de saúde de cada pessoa.

O esforço pode parecer grande, mas os benefícios são muito maiores.

Benefícios da prática de exercício físico:

  • Aumento da força muscular;
  • Aumento da resistência pelo fortalecimento do coração, pulmões e sistema circulatório;
  • Promoção do equilíbrio e controlo do corpo, seja parado ou em movimento;
  • Maior flexibilidade e mais liberdade de movimentos;
  • Aumento de autonomia;
  • Redução do risco de ocorrência de doenças cardiovasculares;
  • Redução da hipertensão e o colesterol;
  • Prevenção da obesidade e da diabetes do tipo II;
  • Prevenção de alguns tipos de cancro, como o cancro do cólon;
  • Redução do risco de osteoporose e de fraturas;
  • Ajuda a prevenir derrames e varizes;
  • Maior resistência ao stress;
  • Redução do isolamento social;
  • Melhoria da autoestima.

O desporto para seniores e a hidratação adequada aliados no bem-estar geral

O desporto para seniores e a hidratação adequada aliados no bem-estar geral
A idade não deve ser um impedimento para se manter fisicamente ativo e manter hábitos de vida saudáveis. Escolha a modalidade que mais lhe agrada e aconselhe-se com o seu médico para confirmar se existem contraindicações que o impeçam de a praticar.

Para evitar lesões no decorrer da atividade física, lembre-se sempre de fazer um aquecimento inicial e alongamentos no final. Para além de preparar os músculos para o exercício, ajuda a uma recuperação mais rápida e eficaz.

E não se esqueça de se manter sempre hidratado. Consuma água antes, durante e depois de praticar desporto. Uma hidratação cuidada é uma condição fundamental para melhorar o seu bem-estar.

A Água do Vimeiro tem as características recomendadas para manter o seu equilíbrio e bem-estar, com minerais essenciais para complementar uma atividade física regular e mais exigente.

Mantenha-se ativo e, não se esqueça: cuide do seu corpo por inteiro, beba Água do Vimeiro.

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