Importância dos minerais para os celíacos

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A doença celíaca é uma doença autoimune que, como reação ao consumo de glúten – uma proteína encontrada no trigo, cevada, aveia, centeio e seus derivados, presente na dieta básica do mundo ocidental -, causa atrofia da mucosa do intestino delgado, tornando-o responsável pela má absorção de ferro, folato, magnésio, cálcio e vitamina D, assim como vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), hidratos de carbono, gorduras, outros sais minerais e água.

Uma dieta isenta de glúten, é o único tratamento conhecido para a doença celíaca.
No entanto felizmente, quando densa em nutrientes (mas não necessariamente em energia – calorias), a dieta sem glúten ajuda a reparar o intestino, curar os danos intestinais provocados, evitar mais danos gastrointestinais e a promover uma boa saúde em geral. Uma dieta concentrada em frutas e vegetais, proteínas magras e cereais sem glúten, fornecerá os nutrientes necessários para a maioria dos doentes com doença celíaca.

O cálcio pode ser encontrado em alimentos integrais que fornecem um conjunto de nutrientes importantes (vegetais de folhas verdes, cereais integrais sem glúten, produtos de soja ricos em cálcio, feijão e frutos secos). A co ingestão de cálcio e vitamina D potencia a absorção de ambos. Mas, ao contrário da quantidade de alimentos ricos em cálcio disponíveis, as fontes alimentares de vitamina D são muito limitadas podendo ser encontrada em peixes como o espadarte, salmão e atum, leite fortificado, e gemas de ovos. Para além destas fontes, temos ainda a pele que sintetiza vitamina D, pelo que é muito importante a exposição solar, de forma consciente, durante 30 minutos diários, sem protetor solar e com hidratação assegurada.

O magnésio é um outro mineral muito importante, que ajuda na fadiga que os doentes celíacos habitualmente sentem, uma vez que este micronutriente ajuda na produção e transporte de energia no organismo. Boas fontes alimentares de magnésio incluem vegetais de folhas verdes, bananas, abacates, ervilhas, feijões, produtos de soja e cereais integrais sem glúten, tais como arroz castanho e painço (Millet).

Mas, para além dos alimentos, poderá ser igualmente a água uma importante fonte de minerais essenciais?

A resposta está na água!

No processo de reabilitação do intestino, a hidratação é uma peça chave e deve ser garantida através da ingestão de águas mineralizadas fontes de cálcio e magnésio. A água rica em minerais naturais, devido aos efeitos dos sais nela dissolvidos, parece ter grande potencial na regulação das dietas modernas, que são pobres em micronutrientes, nomeadamente cálcio e magnésio. E, assim sendo, beber água equilibradamente mineralizada poderá acrescentar mais valor e atenuar desequilíbrios, melhorando a saúde.

A água do Vimeiro Original é uma água equilibradamente mineralizada que, em 2 litros, fornece 22,2% da dose diária recomendada (DDR) de cálcio e 15,7% da DDR de magnésio.

Apesar dos principais fornecedores de minerais serem os alimentos, nestes, a biodisponibilidade de minerais é menor do que na água mineral, já que os minerais contidos nos alimentos estão ligados a moléculas complexas que podem limitar a sua capacidade de absorção, enquanto que os minerais que compõem a água encontram-se sob a forma de iões livres e, portanto, com uma biodisponibilidade superior.

De acordo com a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), a água muito pouco mineralizada é praticamente ou completamente livre de minerais dissolvidos, muitas vezes o resultado de destilação, desionização, filtração por membranas, eletrodiálise ou alguma outra tecnologia. No outro extremo, a água com elevada mineralização é geralmente definida como água que contém uma alta concentração de iões e bicarbonatos de cálcio e magnésio. Esta é uma das razões pela qual devemos dar importância à escolha da água que bebemos. E, na vida quotidiana, a escolha de uma água equilibrada em minerais pode ser uma fonte significativa de ingestão de minerais necessários ao equilíbrio funcional e à saúde.

Compare a mineralização das diferentes águas disponíveis no mercado através do comparador de águas e descubra também como a versão com gás da Vimeiro Original pode tornar o seu pão sem glúten ainda mais apetitoso aqui.

Dra. Cláudia Minderico

Dra. Cláudia Minderico

Nutricionista Clínica e Desportiva

Pela sua saúde, cuide do seu corpo por inteiro, beba Água do Vimeiro.

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