Dieta Isenta de Glúten

Share on facebook
Partilhe

É alérgico ao glúten?

A dieta isenta de glúten já faz parte das rotinas alimentares de milhares de portugueses que asseguram ter hoje uma maior qualidade de vida desde que identificaram o seu problema, e puderam adaptar a sua vida a novos e melhores ingredientes, excluindo o glúten dos seus pratos.

Esta dieta consiste na isenção total de glúten, e é o único tratamento para eliminar os sintomas da doença celíaca. Deve ser cumprido com o máximo rigor, e para toda a vida. De uma forma muito simples, o glúten é um conjunto de proteínas de origem vegetal presente no endosperma dos cereais: trigo, centeio e cevada e é responsável, por exemplo, pela elasticidade das massas e consistência esponjosa que encontramos habitualmente nos pães e nos bolos.

No entanto, em caso de sofrer de doença celíaca, ou seguir esta alimentação por opção, saiba que pode fazer um pão em casa, que em nada fica atrás dos pães e bolos tradicionais da padaria da esquina.

O pão e a Água do Vimeiro

Na confeção do seu pão poderá contar com a composição mineral e gaseificação da sua água do Vimeiro, que vai dar a textura e o aspeto que tanto gosta, utilizando a cápsula da garrafa de Vimeiro Gás 0,50L como medidor do sal.
Que bom que é, conseguir juntar o útil ao agradável, e desfrutar desta receita de pão simples e gostoso.

Receita de pão sem glúten:
(Colocar na máquina de fazer pão por esta sequência)

  • 500 ml de Vimeiro Gás;
  • Vinagre;
  • Sal (a medida exata da cápsula da garrafa de Vimeiro Gás);
  • 500g farinha sem glúten própria para pão;
  • 1 cubo de fermento fresco (colocar o fermento entre a farinha sem tocar na água);
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • 1 Clara de ovo (num canto da cuba);
  • Ingredientes a gosto – sementes, frutos secos, etc.

(Selecionar o programa sem glúten)

Lembramos que pode sempre consultar a Associação Portuguesa de Celíacos – www.celiacos.org – para conhecer outras receitas simples de entradas, sanduíches, menus de almoço e jantar, acompanhamentos, molhos e deliciosas sobremesas.

E porque a água é vida, nunca é demais lembrar que tem luz verde para a beber e acompanhar qualquer tipo de restrição alimentar. Já aqui explicámos o quanto é importante uma boa hidratação em todas as fases da nossa vida e, o quanto é vital que a água nos acompanhe ao longo do dia, seja qual for o nosso plano alimentar.

Por isso, beba Água do Vimeiro e cuide do seu corpo por inteiro!

Artigo revisto por Cláudia Minderico

Artigo revisto por Cláudia Minderico

Nutricionista Clínica e Desportiva

Share on facebook
Partilhe

Artigos Relacionados

Importância dos minerais para os celíacos

A doença celíaca é uma doença autoimune que, como reação ao consumo de glúten – uma proteína encontrada no trigo, cevada, aveia, centeio e seus derivados, presente na dieta básica do mundo ocidental -, causa atrofia da mucosa do intestino delgado, tornando-o responsável pela má absorção de ferro, folato, magnésio, cálcio e vitamina D, assim como vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), hidratos de carbono, gorduras, outros sais minerais e água.