Desporto na gravidez: exercícios para o terceiro trimestre
- 15/06/2021
O caminho tem sido longo e, decerto, muito especial. Mas, chegado o terceiro trimestre, vamos conhecer os exercícios e cuidados a ter nestes três meses finais da gravidez.
No terceiro trimestre a mobilidade da mulher grávida é um pouco mais reduzida. Como o centro de gravidade muda diariamente, a adaptação ao mesmo tem de ser constante, sendo importante não fazer exercícios que impliquem risco de queda ou um possível impacto abdominal ou do cóccix.
Para atenuar o frequente sentimento de dor na sínfise púbica (o osso púbico frontal), é recomendado evitar exercícios nos quais as pernas estejam demasiado afastadas, pois agravará esta dor.
Esteja atenta aos sinais: oiça o seu corpo e pare o exercício se sentir algum desconforto ou dor.
Fale com o seu médico se tiver quaisquer perguntas ou preocupações sobre como o seu corpo está a responder ao programa de exercício.
Exercícios a realizar no 3º trimestre de gravidez
Neste trimestre deve-se concentrar nas atividades cardiovasculares que mantenham a mobilidade e a força abdominal, como:
- Caminhar
- Natação
- Yoga pré-natal
- Pilates
- Exercícios de reforço e mobilidade da zona pélvica
Pode também fazer estes exercícios de treino de força, usando pesos leves (como duas garrafas de 1.5 litros de Água do Vimeiro) ou apenas o peso corporal.
Agachamentos de postura larga
Com as pernas mais afastadas, para aumentar o apoio, faça 2 séries de 15 a 20 repetições, se não sentir dores pélvicas.
Prensa de ombros com pesos leves
Num máximo de 2,5kg, podendo utilizar duas garrafas de 1,50L de Água do Vimeiro, faça 2 séries de 15 repetições.
Trabalho de bíceps
Use dois pesos leves, como duas garrafas de litro e meio de Água do Vimeiro.
Faça 2 séries de 15 a 20 repetições.

Flexões inclinadas contra uma parede
Faça 2 séries de 15 a 20 repetições.

Prancha modificada ou Super Mulher
Faça 2 séries de 20 repetições alternadas.
Subidas de peso ligeiro em tríceps
Num máximo de 2,5kg, podendo utilizar duas garrafas de 1,5L de Água do Vimeiro, faça 2 séries de 15 a 20 repetições.

Para muitas grávidas, o terceiro trimestre simboliza o fim de uma fase muito especial, mas também o aproximar do início de outra ainda melhor e mais luminosa.
Mas não se esqueça: é muito importante manter uma hidratação adequada e reforçada se praticar exercício físico. Recomenda-se que as mulheres grávidas bebam 3 litros de água durante os meses de gravidez.
Especialmente neste período, é necessário garantir uma boa hidratação e assimilação de vitaminas e minerais, como o Cálcio, de forma a construir reservas essenciais ao saudável crescimento intrauterino do bebé, sem carências para a mãe.
A composição única da Vimeiro Original, equilibrada em minerais essenciais ao bom funcionamento do organismo, confere-lhe um sabor distinto e evidenciador das suas propriedades nutricionais e pH levemente alcalino.
Para além de garantir uma melhor hidratação e a reposição de minerais como o Cálcio, o Magnésio, o Bicarbonato e o Sódio, que vão sendo perdidos ao longo do dia através do suor, urina e fezes, a água Vimeiro Original pode ajudar a prevenir as cãibras e contrações uterinas precoces.
Se gostou desta série de artigos sobre desporto na gravidez leia outros no nosso blog, igualmente dedicados a mamãs e bebés, e descubra também como uma água especial pode trazer benefícios e uma vida mais equilibrada.
Mantenha-se ativa e cuide do seu corpo por inteiro. Beba Água do Vimeiro.
Agradecimento especial à personal trainer Catarina Afonso pelas demonstrações dos exercícios.

Dra. Cláudia Minderico
Nutricionista Clínica e Desportiva
Artigos Relacionados
Importância da Hidratação no regresso à Escola
A saúde começa, de facto, com um processo digestivo otimizado e é através deste que se consegue obter os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo em todas as fases da vida.
Os minerais e as vitaminas – os micronutrientes – são essenciais para o bom funcionamento do sistema digestivo.
No entanto, é do conhecimento geral, que, atualmente, a dieta alimentar carece frequentemente destes micronutrientes essenciais, o que conduz a inúmeros problemas de saúde. Também os hábitos e a agitação quotidiana provocam o desconforto no funcionamento do organismo, sobrecarregando os órgãos envolvidos na digestão: a má mastigação, o comer de pé e à pressa, o excesso ou a falta de nutrientes principais.
Dificuldade respiratória no bebé e na criança e a importância da hidratação
Com a chegada do inverno as infeções das vias respiratórias nos mais pequenos são motivo de preocupação para muitos pais e famílias em Portugal, e também no resto do mundo.