Desporto na gravidez: Benefícios e cuidados

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Durante a gravidez e no período pós-parto, a atividade física é considerada segura e benéfica tanto para as mães como para os bebés.

A gravidez é um momento de grandes mudanças na vida da mulher, sendo uma excelente oportunidade para se fazer modificações no estilo de vida e implementar hábitos saudáveis, de forma consistente. Os exercícios de intensidade moderada são comprovadamente benéficos, tanto para a mãe, como para o feto, na maioria das gravidezes, desde que se considerem as adaptações e os cuidados necessários. 

Recomendamos que consulte sempre um especialista para discutir os exercícios que pode e não pode fazer, para uma atividade física regular com a máxima segurança, para si e para o bebé.

Benefícios do exercício durante a gravidez

A prática de exercício físico regular tem efeitos benéficos protetores da saúde mental e emocional da mulher, durante e após a gravidez.

A atividade física liberta endorfinas, que melhoram o seu ânimo, bem-estar e vitalidade, e é uma fonte natural de energia,  para além de ajudar a controlar a ansiedade e instabilidade provocadas pelas alterações hormonais, particularmente se for complementada com exercícios de relaxamento e meditação.

Para além dos benefícios emocionais e mentais, o exercício traz enormes vantagens do ponto de vista físico:

  • Reduz os níveis de pressão sanguínea e de açúcar no sangue;
  • Ajuda a manter os níveis de colesterol mais baixos;
  • Ajuda a controlar o peso e a gordura corporal;
  • Estimula a formação óssea e combate a osteoporose;
  • Previne a perda de massa muscular e aumenta o tónus muscular (essencial na gravidez para ajudar a combater as dores nas costas e a tensão nos ombros, devido ao aumento de peso e do volume da barriga);
  • Melhora a postura e reduz as dores lombares;
  • Promove o fornecimento de oxigénio, benéfico para o funcionamento do coração e dos pulmões;
  • Melhora o retorno venoso, impedindo ou reduzindo o inchaço dos pés e as varizes;
  • Melhora a qualidade de vida;
  • Reduz o tempo de recuperação pós-parto;

A atividade física reduz também a incidência de parto prematuro, o parto por cesariana, a diabetes gestacional, as doenças hipertensivas – como a pré-eclâmpsia – e um baixo peso do feto. 

Segundo as orientações da OMS 2020, todas as mulheres grávidas – desde que não apresentem contra-indicações – devem realizar atividade física regular durante a gravidez e pós-parto.

Estas recomendações incluem:

  • A prática de pelo menos 150 min de atividade física aeróbica de intensidade moderada por semana, ao longo dos diferentes dias para melhorarem a saúde cardiovascular e o retorno venoso, assim como ajudar a controlar o aumento de peso;
  • Introduzir uma variedade de atividades aeróbias e de fortalecimento muscular (principalmente da coluna, devido à alteração postural, e também do pavimento pélvico, para reduzir o risco de incontinência urinária);
  •  A inclusão de alongamentos suaves também pode ser benéfica.

As mulheres que, antes da gravidez, se dedicavam regularmente ao exercício de intensidade vigorosa ou que eram fisicamente ativas, podem manter a sua atividade durante a gravidez e no período pós-parto, com autorização médica e as devidas adaptações, claro.

Hidratação para grávidas ativas

Como vimos, manter a atividade física deverá ser uma das prioridades das grávidas durante o período de gestação. Mas outra das grandes prioridades é manterem-se devidamente hidratadas, sendo o consumo diário recomendado de 3L de água durante a gravidez,  que poderá ter de ser reforçado durante a prática desportiva.  

Beber água é importante e, de preferência, que seja uma que ajude a repor os minerais necessários ao bom funcionamento do organismo da mãe e também do bebé. 

A Vimeiro Original é uma excelente opção para quem pratica desporto e também para mulheres grávidas. Logo, é perfeita para futuras mamãs que exerçam atividade física, quer para hidratar, quer para repor minerais essenciais perdidos com o aumento da temperatura corporal habitual na gravidez, como também devido à transpiração provocada pela prática desportiva. Não se esqueça de ter uma garrafa de Vimeiro Original  por perto, esteja a fazer desporto ou não. 

Nos próximos artigos, iremos mostrar alguns dos exercícios indicados para o primeiro, segundo e terceiro trimestres de gestação, para que tenha uma gravidez equilibrada e saudável, agregando todos os benefícios da prática de exercício.

Sempre na companhia da Água do Vimeiro.

Desporto na gravidez – outros artigos:

Primeiro trimestre 

Segundo trimestre 

Terceiro trimestre 

Dra. Cláudia Minderico

Dra. Cláudia Minderico

Nutricionista Clínica e Desportiva

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