Como manter uma boa hidratação durante a gravidez

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Num dos artigos anteriores abordámos os motivos pelos quais é especialmente importante manter uma boa hidratação durante a gravidez.
Com a chegada do verão e dos dias quentes, esta necessidade vê-se reforçada! Como tal, neste artigo, apresentamos algumas dicas e estratégias para manter uma boa hidratação nesta ou até noutras fases, uma vez que a hidratação é fundamental ao longo de todo o ciclo vital.

Como já abordado anteriormente, para a mulher grávida, o consumo recomendado de água no seu estado natural é de 2,3L, ou seja, cerca de 8 a 10 copos de água por dia.
No entanto, a observação dos sinais do corpo é fundamental para monitorizar o estado de hidratação. Um dos primeiros sinais é a sede, é através dela que o corpo comunica que precisa de água. Sabia que quando a sede surge já há um certo nível de desidratação e por isso deve responder assim que possível a este sinal?
Outra forma de fazer esta monitorização é através da observação da coloração da urina, que deve apresentar cor clara. Logo, se observar que esta apresenta uma cor mais escura, provavelmente é um sinal de que precisa de beber mais água.

Então quais as estratégias que pode adotar para melhorar o consumo de água?

Aromatizar a água de forma natural pode ser uma estratégia eficaz, principalmente para quem tem mais dificuldade em beber água pela falta de sabor. A aromatização pode ser feita com pedaços de fruta da época a gosto – como frutos vermelhos, laranja ou limão; hortícolas – como pepino ou cenoura; ou especiarias e ervas aromáticas – como hortelã e canela. Pode também optar por chás e infusões quentes ou frias, tendo sempre em conta que não deve adicionar açúcar.

Ao contrário do que aprendemos na escola, as águas têm sabor e, se procura uma água com sabor distinto, pode também optar pela Vimeiro Original. Dada a sua generosa mineralização, esta água alia o sabor a largos benefícios para o seu corpo e bem-estar, do seu bebé e também dos restantes membros da família.

Para quem prefere água sempre fresca, pode optar por congelar garrafas de água para que esta mantenha a temperatura que pretende ao longo do dia. Eis uma dica especialmente importante para os dias quentes de verão que se avizinham.

A água com gás também pode ser uma excelente alternativa. Sabia que a gama Vimeiro contempla também águas com gás? Aproveite para saber mais no artigo “Benefícios ou contraindicação do consumo de água com gás durante a gestação, será que existem mesmo?”

Os lembretes no telemóvel são uma boa dica para as grávidas mais distraídas. Se gosta de acompanhar o desenvolvimento da tecnologia, atualmente existem aplicações que para além de relembrarem, também monitorizam o consumo de água e o cumprimento dos objetivos. Associar a ingestão de água a momentos da rotina diária, como o acordar, o tomar duche, o sair de casa, o início do trabalho ou as pausas ao longo dia, podem também ser bons lembretes.

Outra boa dica, esta especialmente para quem passa grande parte do seu tempo em casa, poderá ser colocar garrafas de água em vários pontos da casa.

Por fim, definir objetivos de consumo e ter sempre consigo uma garrafa de água, poderá ajudar as gestantes que apreciam planos mais estratégicos.

Esperamos que as nossas dicas ajudem a aumentar o consumo de água no seu dia-a-dia.

Até lá  Cuide do seu corpo por inteiro. Beba Água do Vimeiro

Enf. Célia Pinheiro

Enf. Célia Pinheiro

Enfermeira em Pediatria e Conselheira em Aleitamento Materno pela UNICEF

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