Como a Água do Vimeiro pode contribuir para uma melhor saúde óssea?

Share on facebook
Partilhe

Garantir uma massa óssea de qualidade enquanto jovem!

Construir ossos de qualidade até ao final da idade de adulto jovem, permite garantir a obtenção de uma boa reserva inicial de massa óssea, a qual se vai esgotando lentamente ao longo dos anos, sensivelmente a partir dos 30 anos, e de forma mais acelerada após a menopausa ou a andropausa. O pico de massa óssea é alcançado, regra geral, entre os 20 e os 24 anos. A enorme variabilidade observada no pico de massa óssea está relacionada, principalmente, com fatores genéticos, mas também com os hábitos alimentares, influências hormonais diversas, atividade física e desportiva, peso e altura, uso de medicamentos e doenças intercorrentes.

A adolescência destaca-se como uma etapa determinante no processo de crescimento e desenvolvimento ósseo. Aproximadamente 15% do tamanho final do osso e 48% da massa óssea total são alcançados durante a adolescência, sendo a restante formada durante a infância e a idade de jovem adulto.

A incidência de fraturas resultante da osteopenia (ligeira redução da densidade óssea) ou da osteoporose (grande redução da densidade óssea) está estritamente relacionada com a massa óssea do indivíduo, que depende tanto da velocidade de perda ao longo da vida, quanto da quantidade de tecido ósseo presente no final da puberdade e início da vida adulta.

Por isso, é fundamental garantir a ingestão adequada de cálcio, que é o principal constituinte do osso, e de vitamina D, que facilita uma melhor absorção do cálcio pelo organismo. Para além disso, praticar exercício físico desde a infância é fundamental para manter os músculos tonificados e permitir assim um maior fortalecimento dos ossos.

Conheça os benefícios da água na prevenção das doenças ósseas

É do conhecimento geral que a água mineral é, ou é expectável que seja, composta por minerais/eletrólitos na sua composição, pelo que também a água poderá ser uma excelente fonte de cálcio sob a forma de ião livre (eletrólito) cuja biodisponibilidade é muito elevada.

As águas duras, ou equilibradamente mineralizadas, apresentam uma boa concentração de cálcio e eletrólitos como o magnésio, o fósforo ou o sódio que, em doses mais pequenas, também fazem parte da composição do osso. As águas com esta composição são uma excelente fonte de cálcio, garantindo per se a ingestão da dose diária de minerais recomendada (DDR).

Por contrário as águas moles, não contêm elevadas concentrações de resíduos secos, pelo que não podem incluir quantidades significativas de cálcio ou de outros eletrólitos.

O cuidado em ingerir uma água bem mineralizada em cálcio, magnésio, fósforo e sódio é fundamental quer para se alcançar o pico máximo de densidade óssea na idade jovem, quer para manter e retardar a perda da mesma durante a idade adulta , mas principalmente, aquando da menopausa e andropausa, período agudíssimo de perda.

A Água do Vimeiro apresenta na sua constituição mais de 120 mg de cálcio por litro, o equivalente a 22% da DDR. Dada a sua biodisponibilidade, esta água revela-se uma importante fonte deste mineral e o complemento ideal de uma alimentação equilibrada e saudável.

Um copo de água sempre à mão

A ingestão de água deve ter como referência 0,035L de água por kg de peso corporal. Deste modo, uma pessoa com aproximadamente 50 kg deverá beber 1,7L, o que equivale a sete ou oito copos de água por dia. Uma pessoa com 75 kg, por exemplo, deverá beber um pouco mais de dois litros e meio. Estas quantidades devem ser revistas e reforçadas em algumas situações como é o caso da prática regular de atividade física e desportiva, estado de saúde debilitado ou condições meteorológicas diferentes do habitual.
Mantenha um copo de água sempre à mão, para que possa ir bebendo água ao longo do dia, e não se deixe enganar pela sensação de que não tem sede.
Escolha uma água com os minerais essenciais a uma boa saúde óssea e que complemente uma dieta equilibrada e saudável. Agora, é beber regularmente, em quantidade e com qualidade.
A nossa recomendação, já sabe qual é:

Cuide do seu corpo por inteiro. Beba Água do Vimeiro

Share on facebook
Partilhe

Artigos Relacionados