Água sem Gás VS Água com Gás
- 27/11/2020
Na Saúde e no Desporto
Entre os desportistas existem muitas dúvidas associadas ao consumo de água. Uma delas é se a água com gás hidrata tanto como a água sem gás.
Para os atletas, é importante saber quais são as caraterísticas das diferentes águas e a sua influência no estado de hidratação durante o exercício ou na reposição dos fluidos perdidos durante o treino.
Existia a ideia de que, ao preferirem água com gás, os atletas estariam melhor hidratados, graças ao aumento de volume do estômago provocado pela libertação do gás carbónico. Isto ajudaria a empurrar a água mais rapidamente para o intestino delgado, onde seria absorvida, elevando a taxa de hidratação.
Chegou-se à conclusão que a água com gás era tão hidratante como a água sem gás, corroborando estudos mais antigos que também não encontraram diferenças significativas nos níveis de hidratação entre água normal e gaseificada.
Porém, a carbonatação pode afetar a quantidade de água que é realmente ingerida. Em geral, algumas pessoas consideram que a água com gás é mais apelativa, o que as ajuda a beber mais, facilitando a hidratação durante o exercício/treino e ao longo de todo o dia, o que é benéfico e inteligente. Outras, sentem-se cheias e inchadas com o gás e podem beber menos água, o que poderá não ser benéfico.
No fundo, beber água com gás ou sem gás é uma opção individual, o importante é beber água na quantidade necessária.
Água mineral sempre, seja com gás ou sem gás
Artigos Relacionados
A água com gás engorda! Mito ou verdade?
Alguns destes estudos sugerem que a água com gás pode aumentar a gerlina, que é uma hormona da fome. De facto, quando os níveis de gerlina são elevados, sente-se mais fome e é provável que se coma mais, o que pode levar a um aumento de peso.
Os benefícios do yoga na gravidez
Na vida de uma mulher, viver este período em pleno, cuidando do corpo e da mente, ajuda a desfrutar dos nove meses de gestação a um ritmo mais relaxado e tranquilo.