Água ou bebidas desportivas: o que beber durante a prática desportiva?

Share on facebook
Partilhe

Saber o que beber durante a prática desportiva, de modo a melhorar o rendimento desportivo, pode ser confuso. É importante perceber se existem vantagens no consumo de bebidas desportivas.

Uma hidratação adequada aumenta os níveis de energia, levando a uma boa função muscular e nervosa, pelo que deve ser uma prioridade para todos os praticantes de desporto.

Para se manterem hidratados, vários atletas recorrem a bebidas desportivas, para além do consumo de água mineral. Mas qual é a solução mais adequada para se manter hidratado durante a prática desportiva: água ou bebidas desportivas?

Entender o que são as bebidas desportivas

Na sua composição, o elemento principal é a água. Para além disso, este tipo de bebidas indicadas para o desporto, incluem hidratos de carbono e eletrólitos, sendo os mais comuns o sódio e o potássio, com o objetivo de melhorar o rendimento desportivo.

O sódio, geralmente presente nas bebidas desportivas, ajuda o corpo a reter a água e a manter o volume plasmático assim como à entrada da glicose para dentro da célula muscular onde produzirá a energia necessária para a contração muscular. O potássio, por sua vez, ajuda a reduzir a fadiga, pois reduz a frequência cardíaca ou não permite o aumento tão acentuado desta. Algumas bebidas contêm, ainda, aminoácidos, com o intuito de serem oxidados no músculo e contribuírem para a formação de energia ou promoverem a recuperação muscular no final do exercício.

As bebidas desportivas disponibilizam água, eletrólitos e hidratos de carbono para melhorar o desempenho do desportista ou para, simplesmente, ajudar na recuperação após a prática de desporto, como complemento nutricional.

O que se deve considerar antes de optar por bebidas desportivas

  • Os hábitos desportivos;
  • A duração do exercício;
  • A intensidade do treino.
As bebidas desportivas são idealizadas para quem realiza atividades físicas intensas, ajudando a re-abastecer hidratos de carbono e eletrólitos em atletas com esforços intensos e longos, volumosos e não em esforços de 60 a 90 minutos, a duração da maioria dos treinos. Em modalidades como o futebol, de caráter intermitente e prolongado, vários estudos examinaram o efeito das bebidas desportivas, durante a prática de 1 a 4 horas, verificando-se melhorias significativas no desempenho do atleta. Estas melhorias resultam do facto das bebidas desportivas, para além de evitarem a desidratação, conterem os hidratos de carbono necessários para a manutenção da concentração de glicose sanguínea indispensável para a produção de energia contrátil. Quando o treino ultrapassa os 60 minutos, a manutenção da hidratação melhora a resistência e o rendimento do praticante. De acordo com a American College of Sports Medicine, é expectável uma melhoria de cerca de 20% em treinos cuja duração é superior a 90 minutos. Apesar dos vários benefícios, as bebidas desportivas não devem substituir o consumo de água para uma hidratação adequada. Existem várias opções para se manter sempre hidratado:
  • Consumir água regularmente e, no caso de prática desportiva, beber água duas horas antes do exercício e, após a atividade, de modo a repor a hidratação;
  • Consumir leite após o exercício promove a recuperação pois fornece hidratos de carbono, proteínas de elevada qualidade, eletrólitos e vitamina D;
  • Optar pelo chá como alternativa ao consumo de água simples poderá ser uma boa alternativa por melhorar a palatabilidade da água e, eventualmente, complementar a água com algumas vitaminas, em função da escolha do chá;
  • Evitar bebidas energéticas, que são diferentes de bebidas desportivas, sendo que as primeiras, normalmente contêm uma grande quantidade de açúcar e estimulantes.
Escolha a mais indicada para si mas lembre-se: beber água é fundamental para qualquer atleta, de qualquer modalidade. A Água do Vimeiro é a opção preferencial para os praticantes de desporto, desde os que frequentam os ginásios até aos atletas de alta performance, nas mais variadas atividades desportivas. Eles cuidam do seu corpo por inteiro com Água do Vimeiro.
Share on facebook
Partilhe

Artigos Relacionados