Água ou bebidas desportivas: o que beber durante a prática desportiva?
Saber o que beber durante a prática desportiva, de modo a melhorar o rendimento desportivo, pode ser confuso. É importante perceber se existem vantagens no consumo de bebidas desportivas.
Uma hidratação adequada aumenta os níveis de energia, levando a uma boa função muscular e nervosa, pelo que deve ser uma prioridade para todos os praticantes de desporto.
Para se manterem hidratados, vários atletas recorrem a bebidas desportivas, para além do consumo de água mineral. Mas qual é a solução mais adequada para se manter hidratado durante a prática desportiva: água ou bebidas desportivas?
Entender o que são as bebidas desportivas
Na sua composição, o elemento principal é a água. Para além disso, este tipo de bebidas indicadas para o desporto, incluem hidratos de carbono e eletrólitos, sendo os mais comuns o sódio e o potássio, com o objetivo de melhorar o rendimento desportivo.
O sódio, geralmente presente nas bebidas desportivas, ajuda o corpo a reter a água e a manter o volume plasmático assim como à entrada da glicose para dentro da célula muscular onde produzirá a energia necessária para a contração muscular. O potássio, por sua vez, ajuda a reduzir a fadiga, pois reduz a frequência cardíaca ou não permite o aumento tão acentuado desta. Algumas bebidas contêm, ainda, aminoácidos, com o intuito de serem oxidados no músculo e contribuírem para a formação de energia ou promoverem a recuperação muscular no final do exercício.
As bebidas desportivas disponibilizam água, eletrólitos e hidratos de carbono para melhorar o desempenho do desportista ou para, simplesmente, ajudar na recuperação após a prática de desporto, como complemento nutricional.
O que se deve considerar antes de optar por bebidas desportivas
- Os hábitos desportivos;
- A duração do exercício;
- A intensidade do treino.
- Consumir água regularmente e, no caso de prática desportiva, beber água duas horas antes do exercício e, após a atividade, de modo a repor a hidratação;
- Consumir leite após o exercício promove a recuperação pois fornece hidratos de carbono, proteínas de elevada qualidade, eletrólitos e vitamina D;
- Optar pelo chá como alternativa ao consumo de água simples poderá ser uma boa alternativa por melhorar a palatabilidade da água e, eventualmente, complementar a água com algumas vitaminas, em função da escolha do chá;
- Evitar bebidas energéticas, que são diferentes de bebidas desportivas, sendo que as primeiras, normalmente contêm uma grande quantidade de açúcar e estimulantes.
Artigos Relacionados
Hidratação para Diferentes Modalidades Desportivas
Seja qual for a motivação por detrás da sua prática desportiva, há algo que todos os atletas têm em comum: a preocupação com a hidratação para o desempenho desportivo e a sua saúde.
Como manter a rotina de treino entre o Natal e a Passagem de Ano
Durante a época do Natal e da Passagem de Ano, partilhamos momentos especiais, de celebração, união e confraternização com a família e amigos, e deixamos de lado alguns compromissos como os treinos.