Água: o elixir para envelhecer com qualidade

Share on facebook
Partilhe

Adotar hábitos que previnam ou, pelo menos, retardem os efeitos naturais do envelhecimento pode ser tão fácil como beber um copo de água. Ou sete ou oito.

Beber água é a base de uma vida saudável. Com o passar dos anos, a importância deste hábito aumenta, até porque as pessoas de idade mais avançada têm maior tendência para ficarem desidratados. Cada copo de água que bebe, conta. E conhecer a composição química da água que bebe é importante na hora de escolher a melhor para si.

Por exemplo, a água da torneira tende a ser ácida, uma característica indicada por um pH abaixo de 7. Significa que tem uma baixa concentração de radicais livres de hidroxilo, o que pode reduzir os seus potenciais benefícios.

Uma solução é procurar água levemente alcalina e rica em minerais, características que tendem a fazer da água mais hidratante, antioxidante e até desintoxicadora. A Água do Vimeiro tem na sua zona de recarga, no Planalto Cársico das Cesaredas e na Serra de Montejunto, muito mais do que mera paisagem. Esta passa por calcários do Dogger e do Malm, resultando numa água mineral natural com uma mineralização de cerca de 1 100 mg/l.

E já explicamos mais à frente porque é que isso é importante.

Mantenha-se hidratado

Envelhecer deve ser um processo activo, em vez de ser algo que acontece, inevitavelmente. Estar atento aos sinais naturais do avanço da idade é fundamental para agir e há pequenas coisas que podem ajudar a manter o seu bem-estar.

Sofre de fadiga e de dores musculares? Os mais seniores são particularmente suscetíveis a estes sintomas comuns de desidratação continuada. Outro sintoma comum de desidratação é a falta de energia.

Procure beber água de forma espaçada ao longo do dia, mas atinja o seu objetivo diário algumas horas antes de dormir, para evitar acordar durante a noite para ir à casa de banho.

Tente beber 0,035 L de água por kg de peso corporal. Uma pessoa com aproximadamente 50 kg deverá beber 1,7l, o que equivale a sete ou oito copos de água. Uma pessoa de 75kg, por exemplo, deverá beber um pouco mais de dois litros e meio.
Mas, como vimos, não vale a pena beber qualquer água. É preciso beber água com características e propriedades que complementem as necessidades do seu organismo. A Água do Vimeiro é uma escolha excelente para todas as idades, pelos benefícios que a sua elevada mineralização traz:

-Aumento da presença de minerais no corpo, reforçando as estruturas ósseas;

-Equilíbrio da presença bacterial do sistema digestivo;

-Redução da concentração de ácidos no estômago, rins e corrente sanguínea;

-Diminuição do risco de doenças cardiovasculares e coronárias.

Escolher a melhor água para beber ajuda muito, mas não é tudo. Saber envelhecer é, como dissemos anteriormente, um processo ativo, e há rotinas que pode adotar para além de uma hidratação com qualidade.

Boas rotinas para uma excelente qualidade de vida

#1. Coma frutas e legumes ricos em fibras e grãos integrais;
#2. Concentre-se na prevenção da sua saúde, através de consultas e exames regulares;

#3. Mantenha-se fisicamente ativo, com caminhadas diárias e práticas meditativas, como o yoga ou pilates;
#4. Socialize regularmente com os seus familiares e amigos. Agora, mais do que nunca, terá tempo para usufruir da sua companhia sempre que desejar;
#5. Cuide do seu corpo por inteiro. Beba Água do Vimeiro.

Share on facebook
Partilhe

Artigos Relacionados